DESPERTAR DO CORPO EXPRESSIVO – aulas para a comunidade interna da UTFPR

Despertar do Corpo Expressivo 2018

Evento no Facebook: https://goo.gl/Gr3jNk

Proposta:

Nossa forma ver o mundo e lidar com o outro pode ser percebida em algo aparentemente simples: a maneira como nos movemos. Por isso, propomos a consciência corporal como acesso a novas maneiras de nos relacionar conosco e com nosso entorno. Através de exercícios individuais e de grupos, baseados na dança contemporânea e contato improvisação, despertaremos o interesse pelos saberes que corpo em movimento oferece – seja para o desenvolvimento intrapessoal e/ou interpessoal.

Conteúdo: Centro Corporal (B02)

  • Irradiação central - suporte físico do seu centro (prox. ao umbigo) e suas conexões com a periferia (conexão cabeça-cauda, membros superiores e inferiores)
  • Fatores de expressão do movimento de Rudolf Laban (espaço, tempo, peso e fluxo)
  • Sistema ósseo-articular e as três cavidades do corpo (cabeça, tronco e quadril).
  • Trabalho de flexão, extensão, torções e espirais.
  • Toque de deslizamento e rolamento da dança contato improvisação.

Público

  • Ciclo de aulas destinado apenas para a comunidade interna da UTFPR (alunos, professores e funcionários)
  • Não é necessário experiência prévia nem ter feito o ciclo anterior do “Despertar do Corpo”.

Professor

  • Yiuki Doi – Artista de dança há 20 anos é integrante do coletivo SummuS Contato Improvisação (2010-). Fez parte da desCompanhia de dança durante 10 anos (2005-2015) e foi bolsista residente da Casa Hoffmann Centro de Estudos do Movimento de Curitiba no ano de 2011 e 2012. Atualmente está graduando em Bacharelado e Licenciatura em Dança pela FAP/UNESPAR.

Investimento

  • Gratuito (apenas para a comunidade interna da UTFPR )

Inscrição

  • Realizado no 1º dia de aula.

Datas / Horários (5 encontros de 2h)

  • REVISÃO DO CICLO ANTERIOR:
    - 25 de Abril (4ª feira): 19h às 21h
  • NOVO CONTEÚDO: CENTRO CORPORAL (B02)
    - 9, 16, 23 e 30 de Maio (4ª feiras): 19h às 21h

Local

  • Laboratório de Poéticas do Corpo – LAPOC/UTFPR
    Av. Silva Jardim 807, bloco V3.
    Curitiba - Paraná – Brasil

Dicas para as aulas:

  • VESTUÁRIO: venha com roupas confortáveis para prática corporal (evite tecidos sintéticos que escorreguem e adereços que podem ocasionar acidentes: fivelas, botões, bolsos, acessórios de metais, brincos grandes etc).
  • LIBERDADE DE ESCOLHA: quando alguma proposta de exercício físico não te deixar a vontade, ou sentir que não está em condições de fazer, você pode dizer ao grupo e ou aos professores que prefere participar apenas observando.
  • QUANDO CHEGAR com ATRASO: Observe o ambiente criado pelo grupo e espere o momento oportuno para entrar na proposta.

Organizadores:

Apoiadores:


LINKS - NÚCLEO DE DANÇA UTFPR : O núcleo de dança Links, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Além do grupo artístico, interessado em processos de criação, o Links também promove oficinas, seminários e eventos com temas contemporâneos da dança, visando instigar experiências individuais e coletivas no intuito de acolher e ampliar os modos de ver e fazer Arte. Na instituição, a dança existe desde 1976, sendo suas ações consolidadas como campo de saber em 2016 com a criação do Links. Atualmente as atividades do núcleo são desenvolvidas no Laboratório de Poéticas do Corpo (LAPOC), sob a coordenação da professora Juliana Maria Greca.
SUMMUS CONTATO IMPROVISAÇÃO: Fundado em 2010 em Curitiba, é um Núcleo de Pesquisa e Difusão da Dança Contato Improvisação com proposições de Yiuki Doi, Marina Scandolara, Oberdan Piantino e Diogo Rezende. Além de manter aulas regulares e participar de eventos culturais, o projeto produz jams, intervenções urbanas e oficinas de dança.
CARDUMES EM REDE: Articulações, comunicação e produção em danças e artes do movimento proposto por OberDan Piantino desde janeiro de 2014. Seu principal objetivo é o compartilhamento constante entre artistas, comunidade, professores em circuito, instituições e espaços privados para a sustentabilidade de estudos e práticas relacionadas ao contato improvisação, saberes corporais e artes performativas.
CONTACTO ASSOCIAÇÃO CULTURAL: Fundada em 2003 em Curitiba, é uma associação de caráter cultural e de assistência social, sem fins lucrativo. Visa promover a reflexão e capacidade crítica do indivíduo e a melhoria da qualidade de vida da população através da Arte e da Cultura.
180418_Mochila Encantada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...