Dança-Teatro no Movimento Enxame

Gestualidade e Expressividade em Cena 

A partir de março de 2018, o Movimento Enxame: Espaço de Criação contará com uma Oficina Permanente de Dança-Teatro nas quartas de tarde.

.


Dança-Teatro


A oficina permanente de Dança-Teatro tem por objetivo aprimorar a linguagem gestual e as possibilidades de expressão corporal dos participantes. A cada aula, oferecerá ferramentas para quem deseja atuar dançando e dançar atuando; desenvolverá consciência corporal e a musicalidade gestual; e ofecerá embasamento para a criação de partituras de movimento e coreografias capazes de apresentar diversos tipos de estados corporais e emoções em cena.

Quando? QUARTAS das 16:00 às 18:00
Local? Movimento Enxame - Espaço de Criação. R. Pres.Carlos Cavalcanti, 498 - 2º andar

Conteúdos

- Expressão Corporal;
- Jogos de Improvisação;
- Gestualidades em movimento;
- Criação de Partituras Corporais;
- Criação de Células de Movimento;
- Introduções à Teoria da Dança-Teatro;
- Montagem de Coreografias em Dança-Teatro.

Professores

Oberdan Piantino: artista-professor de Dança
Gide Ferreira: ator e artista-percussionista
Felipe Luiz Cordeiro: artista-professor de música e artes da presença

Juntos, eles também coorganizam o encontro mensal de Dança Teatro e Música + Improviso no mesmo local.

Metodologia

Desenvolveremos movimentos de gestualidade e expressividade para o corpo em cena através de aulas práticas organizadas segundo os repertórios, estudos e vivências dos professores. Tais conhecimentos encontram referência em métodos de Consciência Corporal consagrados nos últimos cem anos de História da Dança e do Teatro, entre eles: 1) Fatores do Movimento segundo Laban; 2) Gestualidade e Desconstrução do Movimento segundo Doris Humprey; 3) Musicalidade Corporal segundo Dalcroze; 4) Corpo-Memória segundo Grotowski e segundo da Dança Butoh; 5) Verbos de Ação segundo a Dança Pós-Moderna; 6) Gestualidade segundo Pina Baush e 7) Diferentes abordagens em improvisação contemporânea.

Público participante

Oficina para o público em geral, com ou sem experiência em dança ou teatro (maiores de 16 anos)

Investimento 

100 reais mensais (com taxa anual de matrícula de R$ 20)
* Aula experimental gratuita

Vagas limitadas. INSCRIÇÃO: goo.gl/forms/DJLCV2DMjNs3OrjP2



Conheça os Propositores


OberDan Piantino
Artista-professor em Danças e produtor cultural. Especialista em Dança: Educação e Cultura. Graduando no Bacharelado e Licenciatura em Dança da FAP-Unespar. Graduado no Centro de Artes da UDESC. Integrou o LAB de Dança-Teatro (ed. 2015) no Vila Arte. Articulador e produtor em dança por Cardumes em Rede. Dançarino integrante do UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP/UNESPAR; e artista-professor pelo SummuS Contato Improvisação.

Gide Ferreira
Ator e artista-percussionista. Ganhou o prêmio de "Melhor Composição Musical" do Troféu Gralha Azul 2017 pelo espetáculo Macumba: Uma Gira Sobre Poder. Graduado no bacharelado em Artes Cênicas (FAP); Especialista em Neuroaprendizagem em Inteligência Corporal; Formado em Hatha Yoga; Terapeuta; Facilitador de cursos, workshops e encontros de comunicação assertiva.

Felipe Luiz Cordeiro
Compositor, músico, ator. Licenciado em Música pela Embap (Unespar), investiga a improvisação e a composição multi-artes na docência e em investigações artísticas. Foi performer multidisciplinar e diretor do grupo Soundpainting Buenos Aires (2014 – 2016), improvisação e composição multidisciplinar em tempo real. Estudou improvisação e montagem de teatro-dança no “Teatro del Perro” (Arg, 2015 – 2017). Atualmente pesquisa comédia no Espaço Excêntrico.


Curadoria e concepção: Cardumes em Rede

Informações: 41 3345-6214
movimentoenxame@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...