Aulão "Travessias Afro-contemporâneas" + IMPROVISO Dança e Música

O aulão “Travessias Afro-contemporâneas” abrirá o Improviso Dança e Música de Maio!

Será um encontro inspirado no estudo de danças e ritmos oriundos de países do oeste africano, como Mali, Senegal, Burkina Faso, e especialmente de Guiné/Conacri.

Venham somar com sua presença, artes performativas e instrumentos musicais!

Abraços.

UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP
SummuS Contato Improvisação

+ INF: Evento facebook

Aulão Improviso Aulao Marilia Livea 170305Y

Aulão “Travessias Afro-contemporâneas” + IMPROVISO Dança e Música

PROPOSTA: A esta proposta interessa a relação viva entre corpo e tambor enquanto potência de criação em dança. Propõe exercícios de sensibilização, experimentação coreográfica e improvisação, tendo como base e inspiração o estudo de danças e ritmos oriundos de países do oeste africano, como Mali, Senegal, Burkina Faso, e especialmente de Guiné/Conacri, país de origem das principais referências que norteiam o processo de pesquisa dos artistas. A parceria entre a artista Priscilla Pontes e os percussionistas Nelson Sebastião e Matê Magnabosco, é fundante nesta experiência, que nos convida a aguçar escutas e inspirar escritas através do diálogo vivo entre movimento e som.

PROPOSITORA: Priscilla Pontes - artista da dança, professora e pesquisadora residente em Curitiba-PR. Bacharela e licenciada em Dança pela UNESPAR/FAP – Faculdade de Artes do Paraná, pós-graduanda na Especialização Estudos Contemporâneos em Dança do PPGDança da Universidade Federal da Bahia. Bolsista da Casa Hoffmann contemplada pelo edital de Pesquisa em Dança (2012). Desenvolve há oito anos projetos de ensino e criação em dança, voltados a crianças e adolescentes de comunidades periféricas de Curitiba. Atua como professora de Dança Contemporânea na Cena Hum - Escola de Artes Cênicas. É idealizadora do projeto “Pontes Móveis em Travessias Afro-Contemporâneas” (2015/2016/2017).

PERCUSSIONISTAS: Nelson Sebastião e Matê Magnabosco


IMPROVISO DANÇA E MÚSICA
Encontro aberto de improvisação entre interessados/as em artes performativas: dança, música e poéticas da cena – sendo uma ação colaborativa e voluntária organizada pelo UM Núcleo e o SummuS C.I. É, principalmente, um ambiente coletivo que integra criação e livre expressão, agregando valores sociais, culturais e artísticos.
Acessível à comunidade em geral de forma gratuita, acontece de março a dezembro no 1º domingo de cada mês, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba.

Nota: não é necessária experiência prévia
Mais informações: www.facebook.com/improviso.curitiba



SERVIÇO
Ingresso: gratuito
Data: 07/05/2017
Horário(s): 11h às 13h30
Público Dirigido: não
Espaço Cultural:
Casa Hoffmann – Centro de Estudos do Movimento
REALIZAÇÃO:
* UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP
* SummuS Contato Improvisação

APOIO:
* Fundação Cultural de Curitiba
* Cardumes em Rede
* Contacto Associação

+INFO:
* Improviso: www.facebook.com/improviso.curitiba


UM - NÚCLEO DE DANÇA DA FAP: projeto de pesquisa e extensão universitária cuja proposta artístico/científica pensa o corpo-biotipo dos criadores-intérpretes como ponto de partida para criação artística. Coordenado pela professora Rosemeri Rocha, tem possibilitado a formação de criadores-intérpretes e também artistas coreógrafos, além de contribuir para a difusão das artes performativas com foco na improvisação.

SUMMUS CONTATO IMPROVISAÇÃO: Fundado em 2010 em Curitiba, é um Núcleo de Pesquisa e Difusão da Dança Contato Improvisação com proposições de Yiuki Doi, Marina Scandolara e Oberdan Piantino. Além de manter aulas regulares e participar de eventos culturais, o projeto produz jams, intervenções urbanas e oficinas de dança.


CARDUMES EM REDE: Articulações, comunicação e produção em danças e artes do movimento proposto por OberDan Piantino desde janeiro de 2014. Seu principal objetivo é o compartilhamento constante entre artistas, comunidade, professores em circuito, instituições e espaços privados para a sustentabilidade de estudos e práticas relacionadas ao contato improvisação, saberes corporais e artes performativas.


CONTACTO ASSOCIAÇÃO CULTURAL: Fundada em 2003 em Curitiba, é uma associação de caráter cultural e de assistência social, sem fins lucrativo. Visa promover a reflexão e capacidade crítica do indivíduo e a melhoria da qualidade de vida da população através da Arte e da Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...