IMPROVISO DANÇA E MÚSICA: 1º Domingo de Agosto (07/08/2016)

As performances MAPAS, SPLASH CYCLONES e O CORVO E A ESTRELA abrirão o Improviso Dança e Música de Agosto.

Venha somar com sua presença, artes performativas e instrumentos musicais!

Realização:
UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP
SummuS Contato Improvisação

curta! compartilhe! convide!
www.facebook.com/improviso.curitiba



DANÇAS PERFORMATIVAS
Mostra de trabalhos artísticos que atualmente antecede o Improviso Dança e Música, e cuja curadoria está sob condução da professora Dra. Rosemeri Rocha – coordenadora do projeto de Extensão UM Núcleo. Os objetivos da Mostra são:
  • Apresentar à comunidade curitibana proposições artísticas em diferentes modos de configuração.
  • Promover encontros entre artistas da cidade e visitantes com o objetivo de aproximar a dança dos espaços públicos direcionados à arte.

IMPROVISO DANÇA E MÚSICA:
Encontro aberto de improvisação entre todxs que se interessam por artes performativas: dança, música e poéticas da cena – sendo uma ação colaborativa e voluntária organizada pelo UM Núcleo e o SummuS C.I. É, principalmente, um ambiente coletivo que integra criação e livre expressão, agregando valores sociais, culturais e artísticos.
Aberto à comunidade em geral de forma gratuita, acontece de março a dezembro no 1º domingo de cada mês, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba.


PROGRAMAÇÃO
  • 11:00 – Danças Performativas
  • 11:45 às 13:30 – Improviso Dança e Música

PROPOSIÇÕES ARTÍSTICAS
Curadoria: Rosemeri Rocha

// MAPAS 
Proposição: Rosemeri Rocha
Criadores-intérpretes: UM Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP.
Sinopse: faz referência aos mapas de criação individuais que são compartilhados simultaneamente, gerando performatividades móveis.
Duração: 15 min

// SPLASH CYCLONES 
Intérprete criadora: Bruna Póvoa – formada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, bailarina da Téssera Companhia de Dança e graduanda do curso de Dança da FAP - UNESPAR.
Sinopse: Pesquisa a coluna vertebral e sua maleabilidade, abordadas no trabalho a partir de trajetórias espiraladas no espaço.
Duração: 3 min.

// O CORVO E A ESTRELA
 Performes:
. Cauanne Camargo – técnica em Dança pela Escola de Dança do Teatro Guaíra, atualmente cursa o 6° período do curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança.
. Rodrigo Rhenan – técnico em Dança pela Escola de Dança do Teatro Guaíra, atualmente cursa 8° período do curso de Bacharelado e Licenciatura em Dança.
Sinopse: O trabalho foi constituído a partir de práticas sobre narrativas enviesadas, inspiradas no conto “Os Doze Irmãos” dos Irmãos Grimm. Tendo como finalidade trazer uma nova visão das relações explícitas e implícitas desse conto. A releitura “O corvo e a Estrela”, abordam pontos específicos da história em um contexto cyberpunk.
Duração: 5 min.

 

SERVIÇO
 
DANÇAS PERFORMATIVAS
 HORÁRIO: 11:00 às 11:45
* EVENTO GRATUITO

IMPROVISO DANÇA E MÚSICA
 HORÁRIO: 11:45 às 13:30
* EVENTO GRATUITO

DATA: 5 de Junho de 2016
LOCAL: Casa Hoffmann - Centro do Estudo do Movimento
Rua Doutor Claudino dos Santos, 58. Largo da Ordem. Curitiba / PR.

Realização:
* UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP
* SummuS Contato Improvisação
Apoio:
* Fundação Cultural de Curitiba
* Cardumes em Rede
* Contacto Associação
+INFO:
* Improviso: www.facebook.com/improviso.curitiba


UM - NÚCLEO DE DANÇA DA FAP: projeto de pesquisa e extensão universitária cuja proposta artístico/científica pensa o corpo-biotipo dos criadores-intérpretes como ponto de partida para criação artística. Coordenado pela professora Rosemeri Rocha, tem possibilitado a formação de criadores-intérpretes e também artistas coreógrafos, além de contribuir para a difusão das artes performativas com foco na improvisação.
SUMMUS CONTATO IMPROVISAÇÃO: Fundado em 2010 em Curitiba, é um Núcleo de Pesquisa e Difusão da Dança Contato Improvisação com proposições de Yiuki Doi, Marina Scandolara e Oberdan Piantino. Além de manter aulas regulares e participar de eventos culturais, o projeto produz jams, intervenções urbanas e oficinas de dança.
CARDUMES EM REDE: Articulações, comunicação e produção em danças e artes do movimento proposto por OberDan Piantino desde janeiro de 2014. Seu principal objetivo é o compartilhamento constante entre artistas, comunidade, professores em circuito, instituições e espaços privados para a sustentabilidade de estudos e práticas relacionadas ao contato improvisação, saberes corporais e artes performativas.
CONTACTO ASSOCIAÇÃO CULTURAL: Fundada em 2003 em Curitiba, é uma associação de caráter cultural e de assistência social, sem fins lucrativo. Visa promover a reflexão e capacidade crítica do indivíduo e a melhoria da qualidade de vida da população através da Arte e da Cultura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...