GOIÁS: "1º Anápolis em Contato" vem aí!

Anápolis Em Contato 2015 - Cópia

Caríssimos bailarinos, atores e professores de artes,

Com muito prazer apresentamos à vocês uma proposta de formação continuada que amplia as práticas no campo cultural e educacional flexibilizando fronteiras entre arte e educação. Esta proposta contempla duas oficinas de dança direcionadas a técnica de Contato Improvisação, ministradas pelos bailarinos e professores Ralf Jaroschinski e Ceila Portilho, com duração de dois dias, a ser desenvolvido na Escola de Dança, da Prefeitura Municipal de Anápolis nos dias 12 e 13 de dezembro de 2015. Haverá certificados de participação. E se você é de fora da cidade, poderá contar também com nossa hospedagem solidária!

Compartilhando seus amplos conhecimentos a respeito da técnica do Contato Improvisação, Ceila Portilho, professora formada em dança contemporânea no Rio de Janeiro e na Holanda, esclarece sobre as contribuições do Contato Improvisação para docentes da educação, arte educadores, artistas e professores de todos os níveis. Segundo ela, o Contato Improvisação é uma técnica que proporciona inúmeras possibilidades de desenvolvimento da percepção, da consciência corporal e das habilidades de expressão, assim como da capacidade de interação, comunicação e criatividade, que podem ser compartilhados e recriados em diversificados processos educacionais e/ou criativos. Já o alemão Ralf Jaroschinski, formado em ballet e dança moderna na Universidade de Música e Teatro de Hannover, Alemanha, estudou várias técnicas da dança contemporânea em Nova Yorque (EUA) e seus professores de Contato Improvisação mais importantes foram: Daniel Lepkoff, Alito Alessi, Martin Keogh, Brenton Cheng e Nancy Stark Smith. Ministra aulas e oficinas de Contato Improvisação regularmente desde 2004 e suas oficinas já foram ministradas em mais de 25 paíse. Como coreógrafo criou mais de 100 coreografias que foram apresentadas na América, na Europa, na Ásia e na Austrália.

Inscrições antecipadas a R$80,00!

somente até o dia 30 de outubro!

Para conhecer as propostas das oficinas acesse o blog!
www.projeto-oficina.blogspot.com

Confirme sua participação através do formulário no blog!
formulário on line

Para conhecer melhor o currículo dos oficineiros acesse
Evento no Facebook

Agradecemos demais a sua presença e participação!

Grande abraço,

Ludmila Machado e Ilmara Damasceno

Agenda 2015/2016: Contato Improvisação

Olá, para facilitarmos a nossa agenda de CI, fizemos uma lista de eventos dos próximos meses. Clicando no nome do evento, você poderá acessar a divulgação ou o contato do grupo responsável pela produção. Abraços.

SummuS C.I. | Entrando em Contato | Cardumes em Rede | Sul em Contato

Agenda 2015/2016

CONTATO IMPROVISAÇÃO

 

+ INFO:

calendário

Programa Banco do Brasil de Patrocínios 2016/2017

FONTE: http://www.bb.com.br/portalbb/page3,102,102,0,0,1,6.bb

Prazo de 08.10.2015 a 08.11.2015

Estão abertas as inscrições para o Programa Banco do Brasil de Patrocínios 2016-2017, processo seletivo realizado anualmente, por meio de chamada pública, com objetivo de definir parte da programação de projetos que serão apoiados pelo Banco do Brasil ao longo do período 2016/2017.

Na modalidade patrocínio, as propostas selecionadas podem ter apoio financeiro do Banco do Brasil para realização de projetos ambientais, sociais, culturais e negociais a serem realizados em todo território nacional.
Foi lançado também o edital de Cessão de Espaço para seleção pública de projetos que irão compor a programação dos Centros Culturais Banco do Brasil em 2016, podendo estender-se para 2017. As propostas podem ser inscritas para as unidades de Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Na modalidade Cessão de Espaço, os projetos já devem possuir os recursos necessários para sua realização.

Curitiba: Danças Performativas + Improviso Duplo em Novembro!

Nesse mês de novembro, além do nosso tradicional “Improviso Dança e Música” na Casa Hoffmann, temos “Danças Performativas + Improviso” na programação do evento “Semana o Design Transforma” que acontece no Museu Oscar Niemeyer. Vem dançar com a gente e apreciar a performance “Resíduos” do UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP. Abraços. 

SummuS C.I. (Marina, OberDan e Yiuki)
UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP

P.S. Confira a programação completa do “Semana o Design Transforma” no site: www.semanad.com.br

Danças Performativas   Improviso 1511

IMPROVISO DANÇA E MÚSICA: Espaço aberto para improvisação em artes performativas. O objetivo do encontro é apresentar à comunidade curitibana proposições artísticas em diferentes modos de configurações, sobretudo, proporcionar aos artistas e a comunidade em geral um ambiente de criação e investigação pela via da improvisação, nas relações entre as Artes Perfomativas (a Dança, a Música, o Teatro, as Artes Visuais e a Poesia). Dessa maneira, o Improviso Dança e Música é um ambiente coletivo que integra criação e livre expressão, agregando valores sociais, culturais e artísticos.

DANÇAS PERFORMATIVAS: Mostra de trabalhos artísticos que antecede o Improviso Dança e Música. Através da curadoria da Dra. Rosemeri Rocha, docente do curso de graduação em Dança da FAP, vem apresentando obras de artistas locais e convidados de outras cidades desde 2010. Atualmente, acontece bimestralmente. Nesse mês de novembro será apresentada a performance “Resíduos”, do UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP.

RESÍDUOS é uma proposta artística que parte dos rastros de uma obra chamada “Encontros Dialógicos”, criada em 2014. Resíduos, investe no processo investigativo, a partir dos rastros e das questões individuas das criadoras. Similiaridades e contrariedades fazem parte das possíveis configurações da cena.

Concepção e dramaturgia: Rosemeri Rocha
Criação e interpretação: Gabriela D’Angelis, Giovanna de Oliveira, Lívea Castro e Mariah Spagnolo

UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP: É um projeto de pesquisa e extensão da UNESPAR, existe desde 1987 e a cada década tem atualizado seus formatos artísticos. Tem como objetivo investir em processos perceptivos e investigativos do corpo como ponto de partida para criação. Aproxima alunos e ex-alunos da instituição, bem como interessados da comunidade em desenvolver, dialogar e compartilhar processos artísticos em dança.
 


PROGRAMAÇÃO:
(Atividades gratuitas e aberta à comunidade em geral)

01/11/2015 (dom) 

    • IMPROVISO DANÇA E MÚSICA* (Casa Hoffmann)
      Horário: 11h às 13h30

08/11/2015 (dom)

    • DANÇAS PERFORMATIVAS* (Museu Oscar Niemeyer)
      Performance: Resíduos
      Horário: 11h às 11h30
    • IMPROVISO DANÇA E MÚSICA* (Museu Oscar Niemeyer)
      Horário: 11h30 às 13h

ENDEREÇOS:

ORGANIZAÇÃO:

APOIO:

 


UM - NÚCLEO DE DANÇA DA FAP: projeto de pesquisa e extensão universitária cuja proposta artístico/científica pensa o corpo-biotipo dos criadores-intérpretes como ponto de partida para criação artística. Coordenado pela professora Rosemeri Rocha, tem possibilitado a formação de criadores-intérpretes e também artistas coreógrafos, além de contribuir para a difusão das artes performativas com foco na improvisação.
SUMMUS CONTATO IMPROVISAÇÃO: Fundado em 2010 em Curitiba, é um Núcleo de Pesquisa e Difusão da Dança Contato Improvisação com proposições de Yiuki Doi, Marina Scandolara e Oberdan Piantino. Além de manter aulas regulares e participar de eventos culturais, o projeto produz jams, intervenções urbanas e oficinas de dança.
CASA HOFFMANN – Centro de Estudos do Movimento: É a unidade da Fundação Cultural de Curitiba responsável pela promoção das estéticas do movimento. É um local de referência para artistas e outros profissionais com atuação nas áreas de dança, teatro, artes plásticas e educação. As atividades contam com a infraestrutura necessária ao desenvolvimento artístico, apoiadas em biblioteca, videoteca e cursos ministrados por artistas e coreógrafos. O imóvel, construído em 1890 e catalogado como unidade de interesse de preservação do município, foi totalmente restaurado e abriga o Centro de Estudos do Movimento desde 23 de março de 2003.
CARDUMES EM REDE: Articulações, comunicação e produção em danças e artes do movimento proposto por OberDan Piantino desde janeiro de 2014. Seu principal objetivo é o compartilhamento constante entre artistas, comunidade, professores em circuito, instituições e espaços privados para a sustentabilidade de estudos e práticas relacionadas ao contato improvisação, saberes corporais e artes performativas.
CONTACTO ASSOCIAÇÃO CULTURAL: Fundada em 2003 em Curitiba, é uma associação de caráter cultural e de assistência social, sem fins lucrativo. Visa promover a reflexão e capacidade crítica do indivíduo e a melhoria da qualidade de vida da população através da Arte e da Cultura.

CURITIBA: Aula de dança Contato Improvisação com Marina Scandolara no Gandiva Yoga Ashram (4ª feiras)


















CONTATO IMPROVISAÇÃO com MARINA SCANDOLARA
  • LOCAL: Gandiva Yoga Ashram / MERCÊS.
  • SEMANA: Quarta-feiras
  • HORÁRIO: 15h às 17h
  • ENDEREÇO: Rua Paulo Graeser Sobrinho 722. Mercês / Curitiba
    – MAPA: gandiva.com.br/contato
  • + INFO: (41) 9145.8674 / 9673-1545
- Para maiores informações sobre a Marina, favor clicar AQUI.
- Para maiores informações sobre Contato Improvisação, favor clicar AQUI.
Abraços
SummuS C.I. (Marina, OberDan e Yiuki)
• Facebook / summus.contato
• Blog: www.summus-ci.blogspot.com

DICAS PARA AS AULAS
  1. SOBRE O VESTUÁRIO: Evite roupas com tecidos sintéticos que escorreguem demasiadamente. Muitos adereços podem ocasionar acidentes: fivelas, botões, bolsos, acessórios de metais, brincos grandes etc.
  2. ABORDAGENS: Nossas aulas regulares de contato improvisação podem transitar entre vários saberes corporais como dança contemporânea, aikidô, yoga, métodos de Educação Somática etc.
  3. SOBRE SEQUÊNCIAS ou EXERCÍCIOS TÉCNICOS: Mais do que executar as sequências ou os exercícios técnicos, o importante é compreender que eles possuem princípios e mecanismos de acionamento do movimento que podem ser úteis em OUTRAS situações.
  4. A TURMA É HETEROGÊNEA e por isso a aula poderá conter exercícios com graus de dificuldades variadas. Não se sinta frustado por não conseguir acompanhar todos os exercícios. Todos possuem seus desafios diários, é importante exercitar a generosidade consigo e com outros.
  5. LIBERDADE DE ESCOLHA: É importante saber que você pode dizer NÃO a qualquer proposta de exercício físico que não se sinta à vontade ou em condições de fazer. Você pode comunicar ao grupo e aos facilitadores que prefere somente observar.
  6. QUANDO CHEGAR ATRASADO/A: Observe o ambiente criado pelo grupo e espere o momento oportuno para entrar na proposta.
  7. NÃO HAVERÁ AULAS nos feriados locais e nacionais.

DANÇA/CURITIBA: Aula de Contato Improvisação no Projeto SummuS (3ª feiras)




UMA DANÇA AO ALCANCE DE TODOS!
Sim, não importa a idade, características físicas e experiência corporal, todos podem praticar. Nossa aula trabalha com consciência corporal, expressão livre do movimento, técnicas de relaxamento e fluxo de energia. Venha conhecer o contato improvisação!   


FACILITADORES:
  • OBERDAN PIANTINO -  Pós-graduado em Dança: Educação e Cultura (convênio IPGEX e Associação Catarinense de Ensino / Faculdade Guilherme Guimbala). Propositor e articulador de ações de aprendizagem em dança através do projeto Cardumes em Rede (2014-). Estuda e promove o Contato Improvisação desde 2009, tendo participado de festivais internacionais voltados à essa forma de dança em São Paulo, Salvador e Garopaba. Colaborador do Laboratório de Contato Improvisação no Centro de Artes da UDESC (2013 - 2014). Estuda Aikido e suas relações com qualidade de vida desde 2010. É participante do UM – Núcleo de Pesquisa Artística em Dança da FAP/UNESPAR e colaborador do projeto SummuS Contato Improvisação.
  • YIUKI DOI - Bailarino da desCompanhia de dança, propositor do projeto SummuS Contato Improvisação, integrante do Fórum de dança de Curitiba. Conheceu o Contato Improvisação em 2007 com Olase Freeman, após isso investiu em oficina com Ralf Jaroschinski (2007, 2009, 2011, 2012, 2013 e 2014), Ana Alonso (2011, 2013), Nita Little (2011) e Paula Zacharias (2013). Participou do III e IV Encontro Internacional de Contato Improvisação de São Paulo (2011 e 2012) onde realizou workshop da Fernanda Carvalho Leite, Nita Little, Diogo Granato, Fernando Neder, Daniela Schwartz, Eckhard Mueller e do Autarco Arfini. Em 2014, participou do Sul em Contato – Festival de C.I de Porto Alegre ministrando oficina e também realizando aulas do Ralf Jaroschinski, Alessandro Rivellino, Juliana Vicari e Catarina Chouhy.

Conheça melhor o Contato Improvisação visitando nosso blog: www.summus-ci.blogspot.com



SERVIÇO

Facilitadores: Yiuki Doi e OberDan Piantino 
TERÇA-feira ( 19:30 às 21:30 )
* Nos avise caso venha a se atrasar pois o portão só fica aberto entre 19:15 e 19:45.


Investimento:
• Mensalidade 1 x semana: R$ 100,00
• Aula avulsa: R$30
• Aula experimental: R$10

Local: Espaço Clorofila (anexo ao restaurante)
Endereço: R. Saldanha Marinho, 1110
(entrada pelo estacionamento das 19:15 às 19:45)
Curitiba - PR - CEP 80430-160

INSCRIÇÃO: Ficha de cadastro
(Não há taxa de matrícula)

+INFO:
  • Yiuki: yiuki.doi@gmail.com  (41) 9508-8142 - tim
  • OberDan: opianitno@gmail.com (41) 9929-6654 - tim
Facebook: SummuS C.I.






DICAS PARA AS AULAS
  1. SOBRE O VESTUÁRIO: Evite roupas com tecidos sintéticos que escorreguem demasiadamente. Muitos adereços podem ocasionar acidentes: fivelas, botões, bolsos, acessórios de metais, brincos grandes etc.
  2. ABORDAGENS: Nossas aulas regulares de contato improvisação podem transitar entre vários saberes corporais como dança contemporânea, aikidô, yoga, métodos de Educação Somática etc. 
  3. A TURMA É HETEROGÊNEA e por isso a aula poderá conter exercícios com graus de dificuldades variadas. Não se sinta frustado por não conseguir acompanhar todos os exercícios. Todos possuem seus desafios diários, é importante exercitar a generosidade consigo e com outros. 
  4. LIBERDADE DE ESCOLHA: É importante saber que você pode dizer NÃO a qualquer proposta de exercício físico que não se sinta à vontade ou em condições de fazer. Você pode comunicar ao grupo e aos facilitadores que prefere somente observar.
  5. QUANDO CHEGAR ATRASADO/A: Observe o ambiente criado pelo grupo e espere o momento oportuno para entrar na proposta.
  6. NÃO HAVERÁ AULAS nos feriados locais e nacionais.

CURITIBA: Convocatória Audiência Pública - Fóruns Setoriais | Circo / Dança (7 de outubro de 2015)

O Conselho Municipal de Cultura, através da Assessoria de Políticas Culturais, convoca todos os integrantes dos Fóruns Setoriais para participarem da Audiência Pública sobre a Minuta da Nova Lei de Incentivo.

  • Dia/Horário: 7 de outubro (quarta-feira), às 19h
  • Local: Casa Hoffmann (Largo da Ordem)

Estão à disposição no site da FCC a minuta original, as devolutivas da 1.ª fase e as sugestões de alteração recebidas para que possam ser apreciadas >  http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/leideincentivo/consulta_fase2 que ficará disponível para participação popular até o dia 12 de outubro.

Sugerimos que se reúnam com seus pares antecipadamente e registrem suas sugestões no site (link acima) ou tragam no dia por escrito ou em arquivo word (pen drive) para que possam ser inseridas no Processo e sendo assim, solicitamos que cheguem uns 15 minutos antes para organizarmos os arquivos no notebook, antes de iniciar a Audiência.

Favor confirmar recebimento deste.

Obrigada !

Att,

Luciene Regina
Assessoria de Políticas Culturais

CURITIBA: Teatro Noh e Kyogen, entre 01 e 09 de outubro

unnamed

Como parte das comemorações dos 120 anos de amizade Brasil - Japão, a Comissão Organizadora Nikkei do Paraná em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e  com apoio da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e da Universidade Estadual de Londrina (UEL), realizam o evento Teatro Noh e Kyogen, entre 01 e 09 de outubro, em Curitiba. Na programação constam espetáculo, palestras, curso,  exposição e workshop:

______________________

Curso Gratuito para Introdução ao Noh

Noh - Tradição e Atualidade do Teatro Japonês

01 e 02/10/15 - 19h às 22h

Local: Solar do Rosário - Rua Duque de Caxias, 04 Centro

______________________

Workshop - Noh e Kyogen sob a orientação dos Mestres da Escola Kanze

08 e 09/10 /15- 20h30

Local: Teatro Guairinha
 
______________________

Espetáculo Teatro Noh e Kyogen

08 e 09/10 /15- 20h30

Teatro Guairinha

______________________
 
Palestras Gratuitas em Parceria com a UFPR

Local: Reitoria UFPR - Rua General Carneiro, 460

______________________

Palestra de Abertura: Leituras do Corpo no Japão

Profª. Drª. Christine Greiner (PUC – São Paulo)

06/10/15 - 19h00 às 20h30

Anfiteatro 100 do edifício D. Pedro I

______________________

Palestra: O Noh e o Zen Budismo no Contexto Histórico Japonês

Profª. Drª. Luci Collin (UFPR)

06/10/15 - 20h30 às 22h00

______________________

Palestra: W. B. Yeats e o Teatro Noh

Profª. Drª. Munira Mutran (Cátedra de Estudos Irlandeses)

07/10/15 – 9h às 10h30

______________________

Palestra: Brecht e o Teatro Noh

Prof. Dr. Klaus Eggensperger (UFPR) e Profª. Drª. Marcia Namekata (UFPR)

07/10/15 – 10h30 às 12h

______________________

Exposição de Máscaras do Teatro Noh e Exibição de Video

A partir de 17/09/15

Local: Clube Curitibano - Hall da Biblioteca
 
______________________

Para mais informações e inscrições, acesse a página do evento:

http://www.teatronoh.com.br/programacao.html

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...