CURITIBA: X Mostra de Dança da FAP 2014 (28 de maio a 01 de junho 2014)

convite

Mostra 01

Mostra 02

Oi queridos artistas

É com alegria que comunicamos que nossa Mostra de Dança está chegando. Ela acontece de 28 de maio a 01 de junho (quarta a domingo).

Nesse ano teremos 3 oficinas: Escritas e Movimento (com Joubert Arrais), Composição de imagens poéticas (com Carolina De Nadai) e A incerteza como condição de existência (com Elke Siedler). (vide release e maiores informações abaixo).

Visto que as vagas são limitadas, aproveitamos para divulgar e explicar o processo de inscrição para tais oficinas:

AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS VIA O EMAIL mostradanca2014@gmail.com, do dia 18/05 a 25/05.

Cada participante deve escrever no título do email – inscrição para oficina da Mostra de Dança – nome do participante.

No corpo do email, o participante deve se identificar com Nome completo, número do documento de RG e indicando o nome da oficina e do proponente da oficina, que pretende se inscrever. Se o participante for se inscrever em mais de uma oficina, coloque em ordem de prioridade.

Vide exemplo

Título do email - Inscrição para oficina da Mostra de Dança: Milena Lemos

Corpo do email

Eu, Milena Lemos, RG 504242127:

- Escritas e movimento – com Joubert Arrais

- A incerteza como condição de existência com Elke Siedler

Muito abrigada. Aguardo a confirmação.

Bjo Milena Lemos

OBSERVAÇÃO: A PRIORIDADE DAS VAGAS ESTÁ VINCULADA À ORDEM DE CHEGADA DAS INSCRIÇÕES VIA EMAIL.

Nome da oficina: Escritas e Movimento - Propostas de movimento do corpo humano na ação de produzir escritas à mão.

Proponente: Joubert Arrais

Quarta-feira – dia 28/05 – 11h30min às 13h, no barracão - FAP

Proposta: Escritas e Movimento - Propostas de movimento do corpo humano na ação de produzir escritas à mão. Nosso ponto de partida será a produção de manuscritos como experiências de corpo e movimento, buscando, assim, estimular o hábito da escrita com a dança e experimentar suas possibilidades/configurações críticas. A ideia é construirmos, juntos, na convivência das singularidades de cada participante, alguns parâmetros de observação e relação.

Número máximo de participantes: 15

Pré-requisito ao participante: os artistas participantes devem trazer o seguinte material - 10 cadernos brochura (caderno escolar pequenos 48 folhas, aqueles grampeados no meio e de fácil manuseio e 10 canetas esferográficas

cor azul ou preta

Breve Currículo de Joubert Arrais

Joubert Arrais é artista-pesquisador e professor universitário de dança, atuando como dançarino e performer em trabalhos autorais solos, com formação e estágio artísticos pelo Centro Em Movimento – c.e.m – Lisboa/ Portugal. É mestre em Dança pela UFBA, atuando também como crítico de dança. <enquantodancas.net>.

Nome da oficina: Composição de imagens poéticas

Proponente: Carolina De Nadai

Quinta-feira, dia 29/05, das 14h30min às 17h30min, no barracão - FAP

Proposta: a oficina Composição de imagens poéticas lida com aspectos do Modo Operativo AND e com os procedimentos que a performer/pesquisadora Carolina De Nadai vem desenvolvendo em sua pesquisa de doutorado. Num jogo de construção de paisagens coletivas, os participantes terão 3 horas de contato com o trabalho de composição com foco na criação de 3 imagens que são na verdade o desdobramento de uma primeira. O jogo lida com a ideia de se reparar um primeiro evento (imagem 1), enuncia-lo em um texto poético (imagem 2), e por fim executar o enunciado (imagem 3).

Número máximo de participantes: mínimo 6 e máximo 24

Obs: a oficina se destina aos interessados em composição e pessoas que não atuam com dança também podem se inscrever.

Breve currículo de Carolina De Nadai: é bailarina, pesquisadora e produtora em dança, atua com dança contemporânea, performance e criação de propostas articuladas entre ambientes acadêmicos e artísticos. Atualmente desenvolve sua pesquisa de doutorado (PPGAC-USP), ainda de título provisório: ‘GAMBIARRA E CORPORALIDADE: Possíveis affordances’ qual interage diretamente com o método de Composição em Tempo Real | Modo Operativo AND (criado por João Fiadeiro / Fernanda Eugénio). Ainda sobre este método é investigadora associada ao AND_Lab – Centro de Investigação Artística e Criatividade Científica localizado em Lisboa-PT e coordena um grupo de artistas e pesquisadores que se interessam em criar a partir do Método na cidade de São Paulo. É integrante do Grupo de pesquisa LADCOR – Laboratório de Dramaturgias do Corpo na USP, orientado pela Prof.ª Dr.ª Helena Bastos. Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA (2011 / Salvador - BA) e graduação em Dança pela FAP (2008 / Curitiba-PR). Realizou aperfeiçoamento em Coordenação Motora, método de consciência corporal e organização postural desenvolvido pela Madame Béziers (2013). Atua na Sala Crisantempo/SP nas aulas de Movimento Consciente como assistente da professora e bailarina Mônica Monteiro. Tem experiência na área de Artes como performer e educadora com ênfase em dança, principalmente em pesquisas que relacionem os seguintes temas: dança, corpo, design, performance, composição, procedimentos criativos e modos operativos.

Nome da oficina: A incerteza como condição de existência

Proponente: Elke Siedler

Sábado - 31/05 – 9h30mi às 12h30min

Proposta: compartilhamento da pesquisa teórico-prática desenvolvida por Elke Siedler no que concerne a incerteza como elemento constitutivo da cena. A incerteza, presente nas ações do corpo, é compreendida como potencializadora de soluções criativas (produção de novidade) que complexificam a coerência da dança durante sua execução. A partir deste entendimento, Siedler propõe situações que contribuem para a produção de autonomia do dançarino na composição/execução de pequenas configurações de dança.

Número máximo de participantes: 16 pessoas

Pré-requisito ao participante: é necessário que os artistas participantes leiam a introdução e o segundo capítulo da dissertação do mestrado em Dança de Elke Siedler.

Breve currículo de Elke Siedler: A florianopolitana Elke Siedler é graduada em Bacharelado e Licenciatura em História (2007), pela UFSC; Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança (2009) Mestre em Dança (2011), pela UFBA, e atualmente é doutoranda em Comunicação e Semiótica, pela PUC/SP. É dançarina/compositora da Siedler Cia. de Dança , desde 2003; é professora colaboradora da graduação de Teatro, da UDESC, desde 2013; é sócio-proprietária da Célula Cultural Mané Paulo, desde 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCAMBO CINÉTICO: Yiuki Doi e Ralf Jaroschisnki

FONTE/INSCRIÇÃO: Sympla O Centro Cultural Teatro Guaíra através do Balé Teatro Guaí ra, em parceria com a ABABTG, lança a terceira oficina ...